Apoio Pedagógico

Em geral, Projetos de Apoio Pedagógico funcionam paralelamente às disciplinas de núcleo comum do Ensino Fundamental I e II e costumam enfocar a formação do estudante e sua capacidade de aprender a aprender. Tratam da conscientização do aluno de como ele aprende e de como pode melhorar e integrar ao seu conhecimento, procedimentos e estratégias úteis à vida estudantil. No Ensino Médio, traz a ideia da tutoria, da metodologia de estudos, da mini-tese ou trabalho de graduação apresentado para uma banca composta por profissionais da escola, do mercado de trabalho e de familiares.
           
     Auxiliam o trabalho do professor em sala de aula. Criam um diálogo entre as necessidades mais prementes do aluno com os objetivos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais de cada etapa.
  
  Também, estimulam a confiança das famílias em relação aos processos de aprendizagem desenvolvidos na escola.
   
   Nossa escola busca mais do que a competência e a produtividade final do estudante. Estamos interessados em sua pluralidade, diversidade, nas diferenças, nas hipóteses de aprendizagem, nas estratégias pessoais de cálculo antes do aprendizado do algorítimo tradicional e no desenvolvimento de linguagens, argumentações, justificativas, dissertações. No pensamento investigador, pesquisador, crítico, na ação-reflexão.

  Após um período mais extenso de sondagem no início de cada semestre, trabalhamos  em sala de aula e nos Grupos de Estudo que acontecem no período inverso com crianças indicadas por seus professores e coordenadores pedagógicos para:

ü  Desenvolver um comportamento leitor/autor ou para aprofundar capacidades de leitura.
ü  Desenvolver procedimentos e estratégias de resolução de problemas.
ü Refazer e/ou retomar processos de aprendizagem em relação à conteúdos, procedimentos ou atitudes específicas que configuram-se pré-requisitos para o desenvolvimento global do aluno.
ü  Promover formas de expressar-se com criatividade.
ü  Fortalecer e ampliar o trabalho com estilos e gêneros literários.
ü  Desenvolver competências como trabalho em equipe, comunicação e análise.
ü  Fomentar uma atitude favorável, motivadoras à aprendizagem de novos conteúdos.
ü  Estimular a autoestima e o autoconceito em relação às aprendizagens propostas.
ü  Auxiliar o aluno a adquirir habilidades relacionadas a aprender a aprender de maneira cada vez mais autônoma.
ü  E, por fim, tornar-se mais competente e compromissado com o seu processo de aprendizagem nas disciplinas regulares.

A escolha dos conteúdos e das atividades de aprendizagem propriamente ditas envolvem atividades de expressão verbal e artística, atividades com jogos que permitam a formulação e checagem de hipóteses, bem como a crescente construção dos conceitos estudados, habilidades e competências. Também envolvem  exercícios de procedimentos, técnicas e estratégias, unindo conhecimento a interpretações subjetivas e pessoais, alinhando à objetivos gerais e específicos .  

        As avaliações são processuais, formativas, conjuntas e informativas. Não queremos que o Apoio Pedagógico seja uma "muleta" para os nossos alunos e, sim, um recurso a mais para que eles ganhem autonomia nos estudos e confiança. 

           A cada bimestre ou trimestre reavaliamos em equipe a evolução dos alunos, a superação das dificuldades e a permanência ou não do trabalho específico em sala de aula ou do trabalho nos Grupos de Estudo no período inverso.

             Contamos com a experiência da  professora polivalente, Silvia Zaffarani Ferrari no Ensino Fundamental I que realiza os Grupos de Estudos no período inverso e que acompanha o trabalho desenvolvido em sala de aula.